Política

O segundo turno das eleições em Goiânia

Eleições na capital dão sinais de 'dissimulação' do eleitor

Uma coisa é certa: o eleitor nem sempre é eleitor. Expliquemos. Em algumas situações, o eleitor espera até o final da campanha para, de fato, definir o seu voto. Foi o que aconteceu em Goiânia, onde o resultado das eleições deste domingo revela um quadro diferente do prognosticado pela maioria das pesquisas eleitorais. Fred Rodrigues ultrapassou Sandro Mabel e se posicionou, no final da apuração, em primeira colocação.

Sandro, por sua vez, conseguiu ir para o segundo turno, mas as projeções o davam como o campeão dos votos no primeiro turno. E não bateu com a maioria das pesquisas. Sandro chegou em segundo lugar, derrotando a candidata do PT, Adriana Accorsi, mas não cumpriu com a meta estipulada e projetada pelos institutos de pesquisas. Agora, as eleições começam do zero, tanto para Sandro, quanto para Fred Rodrigues, que representa o bolsonarismo em Goiânia.

Mas, porque Sandro não conseguiu chegar em primeiro lugar no resultado, sendo que nas pesquisas, era ele o campeão dos votos. O crescimento exponencial de Fred, hoje limitado no segundo turno, se deu porque justamente começou a apanhar de Sandro Mabel durante o programa eleitoral da capital. Sandro, ao invés de ignorar Fred, resolveu foi bater em sua candidatura, revivendo o velho ditado, ‘fale mal, mas fale de mim’. Pelo jeito, o velho ditado serviu para o resultado das eleições deste domingo, beneficiando Fred Rodrigues.

Mais, Sandro, que era o quarto se posicionado, na maioria das pesquisas, resolveu se defender e partir para os ataques a Sandro Mabel, criando pretextos para difamá-lo e desqualificá-lo. Sandro não conseguiu responder à altura em seus programas eleitorais, num primeiro momento, agora, no segundo turno, precisa se ater, tanto ao conteúdo de seus ataques, quanto de suas defesas.

Se for preciso evitar e oferecer mais propostas ao eleitor, que assim o faça. Uma coisa é mais do que certa: o eleitor quer soluções para os seus problemas, para as suas eternas demandas, e não circo que se transformam em ataques gratuitos.

 

Artigos Relacionados

One Comment

Botão Voltar ao Topo