Contra a esquerda: Ídolos do pop e das mídias assumem discurso da direita   


Jackeline Osório  

Ser de esquerda sempre combinou com arte, literatura e cinema. Desde sua invenção oficial, nos debates da Revolução Francesa, na década anterior ao fatídico 1789, a esquerda foi o lado mais glamouroso da política.

Bem intencionados e incompreendidos, os rebeldes e inconformados usaram a arte como válvula de escape da frustração no jogo do poder.

No Brasil contemporâneo, todavia, a direita assumiu seu lado. Nas décadas de 1980, 1990 e 2000, não se ousava a tanto: criticar Karl Marx, assumir o moralismo, debochar do discurso da justiça social por meio da ditadura do proletariado.

É fato: na virada de século, o homem de esquerda se declarava; e o de direita se escondia.

Era o temor de se transformar em objeto de escárnio público.

Se no início do século 20 era difícil assumir que se identificava com o ‘Manifesto Comunista’, escrito por Karl Marx e Engels, no fim, era charmoso o respeito pelo fundador da sociologia (Emile Durkheim e Max Weber também são clássicos).

A cultura pop trouxe para a arena a versão da direita.  Recentemente,  o confronto ocorreu no youtube.com. O canal Coisa de Nerd se atracou com o guitarrista virtuose Nando Moura, que volta e meia lança vídeos contundentes na rede.

Ele é um dos astros da direita. Talvez não goste da categorização, mas deve saber que não faz sucesso dentre os adeptos da ideologia de esquerda.

Ao lado dele, desde o início desta década, Lobão, Marcelo Madureira, Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino, Danilo Gentilli, Ultraje a Rigor e Rachel Sheherazade conquistam novos admiradores e ocupam espaço deixado por moderados e histriônicos seguidores de Bolsoraro.

Em parte, a motivação para esse renascer é uma só: a esquerda esteve no poder. E – assim como a direita – não resolveu os grandes problemas da humanidade.

O Brasil viveu uma experiência interessante, que não pode ser chamada de socialismo, mas que, com certeza, não simboliza políticas públicas de direita.

Sem soluções, a esquerda deu janela para a direita.

Ela ressurgiu da mesma forma que a antiga esquerda: como protesto e crítica.

DISCURSO INCOMODA

A jornalista Rachel Sheherazade é conhecida pelas opiniões contundentes. Caminhava bem até que foi censurada por Silvio Santos, dono do SBT e intratável com seus funcionários. Silvio cortou as asas da beldade da direita, que hoje se manifesta de forma mais comedida do que quando apareceu na tevê.

Outros ícones da televisão brasileira aderiram a um pensamento divergente. É o caso de Danilo Gentilli, hoje um dos principais mestres de cerimônias de talk shows.

Famoso youtuber que fala de música e política, Nando Moura conversa com o herói da direita: deputado federal Bolsonaro

O apresentador do “The Noite” não perdoa os petistas. Já no programa “Agora é tarde”  ele misturava humor com alfinetadas políticas. No “The Noite” acelerou suas críticas e assumiu seu não alinhamento.

Da brigada do humor, Gentilli não é o principal general.  Marcelo Madureira, um dos integrantes da turma da antológica “Casseta e Planeta”, era filho de ex-militante do partidão (PCB), mas decidiu se afastar do que chama de “ditadura da maioria absoluta”.

Em 2010, durante as eleições, Madureira foi curto e grosso: disse que Lula era um “impostor, vagabundo e picareta” e que Dilma Rousseff parecia um “travesti de Kim Jong-Il”.

LOBÃO

Outro neo-direitista é o polêmico Lobão.

Como muitos, foi do PT. Fez campanha para Lula. Mas se decepcionou.  Nas eleições de 1989, cantou a música de Lula, então candidato, no programa de Faustão, na rede Globo. “Lula lááááááá”, bravejou o lobo do rock Brasil.

Lobão fez campanha ilegal ao vivo durante uma das disputas mais acirradas e polêmicas da política brasileira. O cantor, todavia, abandonou o deslumbre por Lula.

E inverteu sua orientação política. Aproximou-se de Olavo de Carvalho, escritor e um dos mentores da direita brasileira.

Provocativo, e sem muita noção do que disse, Lobão recentemente chegou a elogiar o golpe militar de 64 – algo que parecia impossível para a intelectualidade brasileira há poucos anos. “Pelo que vejo das ditaduras comunistas, de Cuba, da ex-URSS, Venezuela, tudo indica que a gente se safou de algo muito pior”, disse, em referência ao que poderíamos ter vivido com  a presença do ex-presidente João Goulart por mais anos.

Os adeptos da visão de direita, não raro apresentam maior religiosidade, críticas contundentes ao modelo atual de estado e se revelam moralistas, pois combatem o aborto, o uso de drogas e modernidades, como mudança de sexo, casamento entre homossexuais e cotas para minorias.

Em último grau, e na própria crítica da esquerda,  o pensamento de direita aceita a desigualdade social como natural. Ou seja, as pessoas são diferentes – a começar das riquezas que conseguiram conquistar, não importando se foram fruto de práticas antepassadas injustas.

Cantor Lobão mudou de lado nas últimas décadas: cantor fez campanha para Lula nas eleições de 1989

Reinaldo Azevedo, por exemplo, radialista e blogueiro, vira e mexe e provoca algum pensamento de esquerda, como. por exemplo, as correntes juristas do pluralismo jurídico ou aqueles que acreditam em formas menos legalistas de se impor as decisões do Estado.

O jurista Goffredo Telles Júnior, autor de um clássico sobre o direito quântico, foi espezinhado pelo jornalista liberal. Em que pese a liberdade e o direito ao contraditório intelectual, não raro Azevedo comete impropriedades. No afã de desconstruir a esquerda, ataca sem pensar.

 

Reflexões da direita

Danilo Gentilli sobre os criminosos do PT

1) Quando ficou comprovado todo esquema de corrupção, o PT, diferente de outros partidos, não expulsou Genoíno, Zé Dirceu, Paulo Cunha, Delúbio e cia. Ao contrário. Abraçou-os ainda mais. Se esses caras são criminosos condenados pela Justiça e ainda são membros do PT, significa que o PT concorda com os crimes desses caras, admite criminosos entre seus membros e portanto é uma instituição criminosa. A juventude do PT fez um jantar para arrecadar fundos para os mensaleiros. Eles amam ou não esse caras que cometeram crimes contra você? Após a prisão, o próprio Lula ligou pros caras e disse: “Estamos Juntos”. Ele é ou não um comparsa? Você vai engolir isso?

 

Lobão sobre a Comissão da Verdade

O governo é formado por gente que integrou a luta armada. Esse lado, como se sabe, também tinha seus podres, e não eram poucos. Praticava assaltos, sequestros e até assassinatos.

Minha ideia é apenas cobrar coerência. Se hoje há terroristas no poder, eles também precisam contar o que fizeram — inclusive a presidente Dilma. No lugar dela, seria o primeiro a sugerir que investigassem o meu passado. Mas os simplistas de plantão não entendem algo tão elementar e me acusam de ser a favor da ditadura.

 

Rachel Sheherazade sobre a violência

O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que em vez de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir, antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito – ladrão conhecido na região – está mais suja do que pau de galinheiro.Num país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos “vingadores” é até compreensível. O Estado é omisso. A polícia, desmoralizada. A Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem, que, ainda por cima, foi desarmado?

Se defender, claro!

 

Marcelo Madureira sobre Lula

“Muita gente” está pedindo: VOLTA LULA! (?)

VOLTA LULA! e traga de volta as DUAS REFINARIAS que VOCÊ DOOU para a BOLIVIA!

VOLTA LULA! e traga de volta os 1,2 BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ “EMPRESTOU” para HUGO CHAVEZ!

VOLTA LULA! e traga de volta os BILHÕES DE DÓLARES que VOCÊ MANDOU para CUBA, HAITI E OUTROS, QUE AQUI TAMBÉM TEM CRIANÇAS MORRENDO DE ANEMIA;

VOLTA LULA! e traga de volta os 10,6 BILHÕES DE REAIS que VOCÊ EMPRESTOU para o EIKE BATISTA (SEU TESTA DE FERRO) E QUE AGORA ESTÁ EM SITUAÇÃO PRÉ-FALIMENTAR!

VOLTA LULA! e traga de volta os 25 MILHÕES DE EUROS que VOCÊ LEVOU com a ROSE para PORTUGAL;

Volta Lula, e explica o MENSALÃO, que vc planejou e que tinha o “Quartel General” ao lado da sua sala…

Volta Lula, e explica o fenômeno “ROSE”;

Volta Lula, e explica os 6.000 médicos cubanos;

Volta Lula, e explica a falência do SUS;

Volta Lula e explica onde foi parar a reabilitação da indústria naval brasileira;

Volta Lula e explica os 4,8 bilhões gastos na transposição do Rio São Francisco e que hoje está tudo abandonado…

Volta Lula, e explica os 0,20 centavos mais caros do planeta;

Volta Lula e explica os 39 ministérios;

Volta Lula, e explica a falência da Petrobras (…)

 

Anterior São Paulo: Ouvidoria vai receber denúncias de pessoas que vivem nas ruas
Próxima Pesquisa Ibope mostra Temer com a pior aprovação desde fim da ditadura