A nimai-vos, headbangers! O Napalm Death vai aportar no Brasil. Banda britânica de metal extremo, pioneira do grindcore, formada em 1981 na cidade de Birmingham, o Napalm é considerado precursor do estilo – mais hard core que thrash, mais punk que death.
Desde o início, misturaram elementos de crust punk e death metal. São os senhores da sonoridade pesada e rápida. Vocais guturais e letras de teor sociopolítico atacam todos os sistemas. Abordam temas como o antifascismo e a exploração animal. Álbum de estreia, “Scum”, de 1987, é o marco inicial na história do grindcore metal.
Com mais de 17 álbuns de estúdio, a banda tem força no meio. Em 2015, o grupo peticionou a Joko Widodo, presidente da Indonésia, fã de metal extremo, que perdoasse duas pessoas que estavam no corredor da morte. O presidente respondeu que infelizmente a lei deveria ser cumprida.
O Napalm é uma força influente no metal extremo. “Throes of Joy in the Jaws of Defeatism (2020)”, por exemplo, é um petardo.
Neste mês de outubro, o Napalm Death realizará turnê pelo Brasil, com um show, inclusive, em Brasília, no dia 16 de outubro, no Toinha Brasil.