Campanha no segundo turno segue com ataques e propostas ficam para escanteio
Marcada pelo marketing de comoção, enfrentamento e acusações, rodada final das eleições mostra disputa equilibrada entre os candidatos Fred Rodrigues e Sandro Mabel
O segundo turno das eleições em Goiânia, marcado para o dia 27 de outubro, se apresentou diferente do primeiro cenário apresentado no início da campanha. Se antes a certeza era Adriana Accorsi (PT) no segundo turno com alguém – e esse alguém poderia ser Sandro Mabel (UB) ou Vanderlan Cardoso (PSD), por último Fred Rodrigues (PL) -, tudo mudou na última semana antes da votação. Com diferença acirrada e com mais votos nas urnas, Fred saiu na dianteira com 214.253 votos e Mabel com 190.278 votos.
A campanha para o segundo turno de Fred não teve alteração em comparação com a inicial. Seguem ações centradas nas redes sociais com defesas conservadoras, ataques e debaixo do manto do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já marcou presença na capital na última semana,11, em um comício. Em vídeo divulgado nas redes e TV, a esposa de Fred aparece com o filho e relata perdas familiares, além de falar sobre sua doença autoimune, discretamente a saúde pública é abordada, mas sem sugestões concretas. Não se vê na cidade wind banners – que foi uma das comunicações visuais mais usadas no primeiro turno – do candidato bolsonarista, bandeiraços, passeatas ou carreatas. A figura de Fred parece não ser essencial, sendo a estratégia criticada pela oposição por ser apenas um fantoche de Bolsonaro na eleição, além de político do digital. O foco do marketing consiste em destacar o político como de direita.
A equipe de Mabel, que conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), busca enfrentar o candidato do PL com ataques que reforçam a ausência de currículo, compara sua futura gestão com a do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) – que vem sendo duramente criticada-, além de mostrar suas atuações como assessor da ex-vereadora Gabriela Rodart e ex-deputado estadual, cassado por irregularidades na prestação de contas das eleições de 2020. Pela cidade há wind banners espalhados, bandeiraços nos principais pontos da cidade, passeatas e carreatas que contam com a presença de Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Nas redes sociais, Mabel patrocina propostas, como desenvolvimento econômico com o polo industrial, criação do Centro Municipal de Atenção ao Idoso e liberação da faixa exclusiva de ônibus para motociclistas.
Apesar de ter ficado em segundo lugar, Mabel conta agora com parte dos votos de Adriana Accorsi, Vanderlan Cardoso, uma fatia dos votos de Matheus Ribeiro (PSDB) e do prefeito Rogério Cruz. A máquina pública a seu favor também é uma vantagem a ser considerada, além do apoio incisivo do governador do estado. A figura do ex-presidente Bolsonaro segue sendo o de cabo eleitoral principal e decisivo para Fred Rodrigues.