Comer e viver

Culinária goiana: conheça as comidas e festivais gastronômicos tradicionais do Estado

A comida – há tempos – deixou de ser apenas um alimento para o corpo. Ela conta história, reflete tradições culturais, provoca sensações de aconchego e nostalgia, além de atrair olhares pela beleza. E, cá pra nós, Goiás é riquíssimo quando se fala em culinária.

Não dá para ir à cidade de Goiás e não experimentar o Pastelinho. Uma mistura de farinha de trigo, banha de porco, leite, margarina e fermento que se transforma em uma cumbuca bem receptiva para receber o doce de leite caseiro. E o empadão goiano? Um salgado típico que, inclusive, carrega no seu nome o pertencimento gentílico. E o que você faria com açúcar, ovos e limão? Na Cidade de Goiás, as confeiteiras transformam esses três ingredientes em pombinhos, flores, imagens religiosas, conhecido como doce alfenim e que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Vários alimentos goianos receberam a declaração de Patrimônio Imaterial, como a pamonha; chica doida; jantinha (composta por um espeto de carne, frango ou suíno, arroz, feijão tropeiro, vinagrete e mandioca cozida); marmelada de Santa Luzia; os pit-dogs que fazem o verdadeiro sanduíche de rua com pão, bacon, hambúrguer, alface, tomate, salsicha, queijo, milho, batata palha e outras inúmeras variações; matula (mistura de tutu de feijão com farinha de mandioca); queijo cabacinha.

Festivais Gastronômicos

A cerca de 300 km da capital, acontece – todos os anos no mês de setembro – o Festival Gastronômico Josephina´s, em Niquelândia. O evento conta com comidas tradicionais da culinária local, como o quebrador de flor, o biscoito fervido e o biscoito pelo santo, quitandas que, aliás, foram parar na mesa de café da manhã do último aniversário do governador Ronaldo Caiado (25 de setembro), no Palácio das Esmeraldas.

Também já consolidado como evento gastronômico, o Festival de Nova Veneza atrai milhares de pessoas à festa que leva o nome do município e que tem tradições italianas. Filas gigantes se formam em frente às barraquinhas que oferecem diversos tipos de macarrão, polenta, lasanha, porpeta e nhoque.

O Festival da Chica Doida acontece todos os anos no mês de abril, em Quirinópolis. Há atrações musicais, concursos e reforça a tradição do prato, além de fomentar a cadeia produtiva do milho na região.

Em Cristalina, o Festival ABC da Boa Mesa já está em sua 8ª edição. É tradição no evento reunir pratos afetivos, feitos por famílias da cidade, para participar do concurso. O objetivo do festival é promover o desenvolvimento econômico local.

Botão Voltar ao Topo