Games

As melhores trilhas e temas de games, segundo o polítikos.com.br

Temas musicais e trilhas contribuem com popularidade e criação de memória afetiva com os games. Dez melhores incluem temas de Super Mario, Sonic, Megaman, The Last of US, dentre outros

Uma das maiores experiências de quem joga videogame é – evidente – a jogabilidade. Ou seja, a relação entre o jogador e o player mediada por controles – que envolvem desde joysticks até os movimentos de mãos livres, braços e pernas, a exemplo de um “Just Dance”.
Mas fora a jogabilidade, o som – inclusive e principalmente as trilhas e temas exclusivos – impacta e emociona o jogador.
Megaman 3: clássico do NES
A junção de melodias e harmonias comunica desde coragem até melancolia, passando por resignação, bravura, reflexão, vontade, ira, destempero, agressividade e reação. A evolução dos games avançou para estágios mais próximos do cinema, obrigando produtores a pensarem em grandes estratégicas composições.
Frogger, clássico do Atari: tema inspirado no folclore
A história dos games em consoles começa em puro silêncio. O Magnavox Odyssey, primeiro console, de 1972, não tinha sons.
De lá para cá, muita coisa mudou: se em “Mario” existe a passagem simples e direta em cromatismo, sem ser necessariamente música, mas comunicativa, em “Sonic” existe uma bela melodia em “Green Hill Zone”.
E dificilmente poderíamos esquecer do tema de “Megaman 3”, escrito por Harumi e Yasuaki Fujita, cuja melodia se repete uma oitava acima.
Um clássico baseado na atmosfera de “Carmina Burana” marca gerações: “One Winged Angel”, criação de Nobuo Uematsu.
O tema com contraponto entre staccatos nervosos e melodias tensas é a melodia de Sephiroth, um boss muito popular dentre jogadores de “Final Fantasy VII”.
Zelda, Ocarina of Time: considerado um dos melhores de todos os tempos
“Overworld Theme”, de “Super Mario Bros”, seria apenas um dos temas clássicos do game que revolucionou o entretenimento. Composto por Konji Kondo, conhecida como “Ground Theme”, a melodia marca a era do Nintendinho – console de meados de 1980 que antecedeu a explosão do universo batizada de Super Nintendo (Snes).
É uma melodia com sete notas iniciais nostálgicas e que se desenvolve com intervalos maiores e felizes. A partitura tem a recomendação para “tocar com o entusiasmo de um encanador”. As notas iniciais (três mi) se desenvolvem em um arpeggio de do-mi-sol agudo e final abrupto no sol médio. E daí desenvolve-se o tema.
The Last of Us: temas em violões
Não dá também para negligenciar o impacto do tema musical de “Super Mario World” – o retumbante sucesso de 1990, agora do  Snes. Sempre com uma atmosfera jazzy e de ragtime.
“The Legend of Zelda: Ocarina of Time”, também de Konji Kondo, é outro clássico com grande impacto em jogadores. Claro, o tema se aproveita de um dos games mais elogiados de todos tempos. Tem um sentido meigo e bondoso. O próprio nome remete a um instrumento – a ocarina, um dos instrumentos musicais mais antigos da história. A melodia hipnotiza o ouvinte.
“The Legend of Zelda: Ocarina of Time”, também de Konji Kondo, é outro clássico com grande impacto em jogadores. Nesta lista, ele lidera, uma vez que tem uma nítida pegada de nostalgia e adoração. O jogo é de 1996 e marcou o Nintendo 64.
Claro, o tema se aproveita de um dos games mais elogiados de todos tempos. Tem um sentido gentil e um andamento de adágio que se inicia entre as harmonias de Fá e Dó. O próprio nome remete a um instrumento – a ocarina, um dos instrumentos musicais mais antigos da história. O pulo da terceira nota (no intervalo de uma oitava em relação à primeira) nos causa uma sensação pontiaguda, triste, melancólica. E o sentido agridoce surge na subsequente climatização melódica. Simplesmente antológico.
A segunda geração de consoles – marcada pelo Atari 2600 – também trouxe temas marcantes – como o “Frogger” e “Halloween”. São melodias derivadas e sensíveis, mas que deixaram saudades rítmicas nos jogadores cinquentões. Muitos temas desta geração são simples variações de blues de 12 compassos, hard rock ou intervalos melódicos de poucas notas.

Dez músicas e trilhas memoráveis de games

1. “The Legend of Zelda: Ocarina of Time – Main Theme”

Compositor: Koji Kondo

Jogo: The Legend of Zelda: Ocarina of Time

2. “Final Fantasy VII – One-Winged Angel”

Compositor: Nobuo Uematsu

Jogo: Final Fantasy VII

3. “Super Mario Bros. – Overworld Theme

Compositor: Koji Kondo

Jogo: Super Mario Bros.

4. “Halo – Main Theme”

Compositores: Martin O’Donnell, Michael Salvatori

Jogo: Halo: Combat Evolved

5. “Megaman 3 -Theme”

Compositor: Harumi e Yasuaki Fujita

Jogo: Megaman 3

6. “Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty – Main Theme”

Compositor: Harry Gregson-Williams

Jogo: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

7. “Street Fighter II – Guile’s Theme

Compositor: Yoko Shimomura

Jogo: Street Fighter II

8. “The Last of us – theme

Compositor Gustavo Santaolalla

Jogo: “The Last of US”

9. Green Hill Zone – “Sonic

Compositor: Masato Nakamura

Jogo: “Sonic”

10. Tema baseado em Inu no Omawarison (“Frogger”)

Compositor: folclore japonês

Jogo: “Frogger”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo