Comissão de Educação debate projeto que limita peso de mochilas para estudantes


Agência Câmara Notícias

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir o projeto (PL 3673/15) que dispõe sobre o peso da mochila e similares a ser transportado pelo estudante.

Para o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propôs o debate, o excesso de peso carregado em mochilas, pastas e similares utilizados pelos estudantes, com a finalidade de transportar o material escolar, preocupa pais, professores e profissionais da saúde. “A mochila escolar é um item indispensável da rotina escolar e o peso em excesso e ajuste incorreto é fator desencadeador de lesões e dores em partes do corpo”, afirmou.

O deputado Fábio Mitidieri (PSD-CE), autor do projeto de lei, citou dados da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para justificar a proposta. “A SBOT prevê que cerca de 70% dos problemas de coluna na fase adulta, são causadas pelo peso e esforço repetitivos na adolescência”, disse. Ele ainda afirmou que as maiores queixas de dores são feitas durante o período letivo.

Anterior Previsão de salário mínimo para 2018 cai para R$ 969
Próxima Comissão aprova isenção automática de PIS e Cofins para remédios novos